sábado, 12 de junho de 2010

SEMANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UFC

Universidade Federal do Ceará - UFC


Instituto de Cultura e Arte - ICA

Curso de Licenciatura em Educação Musical - CLEM

Promovem:



SEMU 2010

V Semana de Educação Musical

28 de Junho a 02 de Julho










Um dos traços mais marcantes apresentados pela cultura contemporânea é, sem dúvida, a acessibilidade quase infindável a múltiplas práticas de diversas culturas musicais, graças às tecnologias digitais, práticas essas nem sempre disponíveis em outros canais da mídia tradicional. Tal situação coloca todos nós, envolvidos na e pela arte musical, diante de um grande desafio: como as práticas educativas, em suas mais diferentes modalidades e níveis podem se colocar a favor de um processo contínuo de formação de uma consciência voltada para a diversidade.



Assim, ao escolhermos o tema Música, educação e diversidade é por termos a convicção que as práticas educativas musicais devem contribuir para a ampliação do universo sonoro do estudante, incorporando sonoridades de diferentes épocas e lugares. A diversidade do mundo da música compreendendo o familiar/estranho, o perto/distante, o regional/universal, a tradição/experimentação, devem constituir uma perspectiva fundamental para a efetiva democratização da música no contexto escolar.



A V SEMU apresenta uma programação diversificada com oficinas, mesas-redondas e recitais e contará com a participação de professores do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC, de ambos os campi - Fortaleza e Cariri, bem como de outros cursos do ICA e da FACED, e professores convidados.



A realização da V SEMU na FACED está revestida de um sentido especial pois foi nesta unidade acadêmica que nasceu o Curso de Licenciatura em Educação Musical, e hoje abriga o eixo temático Ensino de Música no seu programa de Pós-graduação.



Finalizando, é importante ressaltar que as atividades da V SEMU estarão abertas a professores e monitores de arte da rede pública e a toda a comunidade interna e externa da UFC, na perspectiva de promover um encontro colaborativo entre a universidade, a escola e a comunidade visando a um processo de formação crítico-reflexiva.





Local de realização da V SEMU:

FACED - Rua Waldery Uchôa, 01 - Benfica



Realização

Curso de Educação Musical - ICA

Centro Acadêmico Izaíra Silvino

PET Educação Musical

PIBID Educação Musical

Bolsistas do CLEM - ICA

Coordenação: Professora Mestre Consiglia Latorre



Percerias

Faculdade de Educação FACED - UFC

Pró-Reitoria de Extensão

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Educação Musical - UFC Campus Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário