terça-feira, 27 de julho de 2010

SEMINÁRIO DE ARTES NO DRAGÃO DO MAR

Seminário
Confira a programação do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está com inscrições abertas para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”, que será realizado de 3 a 7 de agosto, no Teatro Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo www.dragaodomar.org.br.

Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação. Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.

Serviço – Inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas” no http://www.dragaodomar.org.br/ Informações: (85) 3254.6676.


Confira a programação


03 de agosto, terça-feira

8h30

Café da manhã e credenciamento

9h

Abertura

9h15

Palestra: “Invenção e Criação”, Daniel Lins (CE).

10h15

Intervalo

10h30

Palestra: “Adorno e Mário de Andrade: duas visões da educação pela música”, Henry Burnett (SP).

12h

Almoço

14h

Palestra: “Laboratório de audionutrição - a escuta como ferramenta cognitiva na música e fora dela”, Tato Taborda (RJ).

15h

Palestra: “Operadores Musicais: Música de Invenção”, Wilson Sukorski (SP).

15h40

Intervalo

16h

Mesa: “Música, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Tato Taborda (RJ), Marcos Maia (CE) e Elvis Matos(CE). Mediação: Lu Basile.

17h30

Lanche

18h

Apresentação do espetáculo “Como um risco de papel”, de Marcela Reichelt (SC).

04 de agosto, quarta-feira

8h30

Café da manhã

9h

Palestra: “Fototaxia – em busca do ele perdido...”, Miguel Chikaoka (PA)

9h30

Palestra: “A fotografia como ferramenta de alfabetização visual”, João Kulcsár (SP)

10h

Intervalo

10h15

Mesa: Fotografia, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Miguel Chikaoka (PA), João Kulcsár (SP), Silas de Paula (CE) e Paulo Amoreira (CE). Mediação: Tiago Santanna

12h

Almoço

14h

Palestra: “Palavra, corpo e território: estratégias para o audiovisual na educação – o caso da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu-RJ”, Marcus Faustini (RJ).

15h

Palestra: “A importância do terceiro setor na formação de novos olhares”, Tiago Gomes (RJ).

15h40

Intervalo

16h

Mesa: Audiovisual, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Marcus Faustini (RJ), Tiago Gomes (RJ), Beatriz Furtado (CE), Beth Jaguaribe (CE). Mediação: Lenildo Gomes.

17h30

Lanche

18h

Exibição dos vídeos Vida Maria, de Márcio Ramos, Supermemórias, de Danilo Carvalho e Aos Mortos de Morte Morrida, de Sidnéia Silva.

05 de agosto, quinta-feira

8h30

Café da manhã

9h

Palestra: “Ensino e formação em dança – algumas aproximações e perspectivas possíveis”, Beatriz Cerbino (RJ).

9h30

Palestra: “Práxis em dança como ação compartilhada e política: abordando experiências e incertezas sobre a formação de artistas-docentes de Dança”, Lucia Matos (BA).

10h

Intervalo

10h15

Mesa: Dança, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Beatriz Cerbino (RJ), Lucia Matos (BA), Flávio Sampaio (CE) e Rosa Primo (CE) . Mediação: Taís Gonçalves.

12h

Almoço

14h

Palestra: "Teatro de Grupo: Locus de Utopia e Resistência", Christina Streva (RJ)

15h

Palestra: “Ainda sobre a proposição de “um instituto sem espectadores” – teatralidade e experiência na sociedade do espetáculo” José Fernando Peixoto(SP).

15h40

Intervalo

16h

Mesa: Teatro, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Christina Streva (RJ), José Fernando Peixoto (SP), Gil Brandão (CE), Danilo Souto (CE). Mediação: Izabel Gurgel.

17h30

Lanche

18h

Intervenção Grupo Bagaceira.

06 de agosto, sexta-feira

8h30

Café da manhã

9h

Palestra: “O que não se ensina, mas se aprende: sobre a formação dos poetas”, Ricardo Aleixo (MG)

9h30

Palestra: “A arte in-existente ou a estrutura pós-funcionalista da experiência”, Raul Antelo (SC)

10h

Intervalo

10h15

Mesa: Literatura, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Ricardo Aleixo (MG), Raul Antelo (SC), Fernanda Coutinho (CE), Sarah Diva (CE). Mediação: Carlos Augusto Lima

12h

Almoço

14h

Palestra: “A Experiência da Escola de Artes Visuais do Parque Lage”, Cláudia Saldanha (RJ)

15h

Palestra: “A Formação em Arte: O Artista Investigador e o Fortalecimento do Contexto-Acadêmico: 1970 - 2010”, Ana Maria Tavares (SP)

15h40

Intervalo

16h

Mesa: Artes Visuais, Invenção e Experiências Formativas – contextos e singularidades. Participação: Cláudia Saldanha (RJ), Ana Maria Tavares (SP), Carlos Velazquéz (CE), Gilberto Machado (CE) . Mediação: Enrico Rocha

17h30

Lanche

18h

Aula espetáculo “Na roda do mundo”, de Helder Vasconcelos.

07 de agosto, sábado

8h30

Café da manhã

9h

Mesa: “Arte, Invenção e Experiências Formativas – Articulando novos possíveis”. Participação: Eliana Sousa (Redes de Desenvolvimento da Maré/RJ), Jailson de Sousa (Observatório das Favelas/RJ) e Valdenor Moura (TV Janela/CE). Mediação: Juliana Marinho

10h30

Intervalo

11h

Palestra: “Desejar a sensação”, Suely Rounik (SP).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

EXPOSIÇÕES EM FORTALEZA

“De Picasso a Gary Hill: Exposição apresenta síntese da arte do século XX "


Pela primeira vez o Ceará verá obras originais de artistas consagrados mundialmente. Nesta quarta-feira (19), o secretário da Cultura, Auto Filho, junto aos curadores da exposição, José Guedes e Roberto Galvão apresentaram à imprensa a exposição “De Picasso a Gary Hill”. A mostra ficará exposta do dia 30 de junho a 15 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar (MAC).

De acordo com Auto Filho a exposição trará um mapa da arte do século XX. “Será a primeira vez que a arte cearense vai mostrar uma retrospectiva como essa, indo do cubismo até a fronteira da arte contemporânea”, disse. A mostra, que após o período em Fortaleza irá para Sobral, trará artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Tapies e nomes mais atuais como Boltanski e Gary Hill, além de artistas cearenses como Antonio Bandeira, Aldemir Martins e Letícia Parente.

Roberto Galvão, um dos curadores, explicou que a exposição tem como objetivo marcar o Ceará como uma nova referência para a cultura. “A mostra será dividida em sete blocos básicos, sendo eles o Figurativismo Expressivo, Caminhos Fantásticos, Lirismo Lúdico, Ideias construtivistas, O valor da matéria, Conceitos e Formas e Laços com a tecnologia”, disse.

O Museu de Arte Contemporânea, abrigou nos últimos três anos, 35 exposições, sendo 21 de nomes cearenses. Nessa mostra, a Secretaria da Cultura e o Governo do Estado aguardam um grande número de visitantes ao MAC. “Esperamos um profundo interesse da população, principalmente dos estudantes que sempre ouviram falar desses grandes ícones da arte internacional e nunca tiveram acesso. Pretendemos também, tanto em Fortaleza quanto em Sobral, organizar visitações guiadas das escolas da rede pública, universidades e sindicatos”, resumiu Auto Filho.




OUTRA GRANDE EXPOSIÇÃO É DE VIK MUNIZ NA UNIFOR
O artista plástico brasileiro revela a sua singularidade em 141 obras que traçam uma retrospectiva do seu trabalho


A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense a Exposição do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz, que estará em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir do dia 16 de abril, que contará com 141 obras do artista. Há 25 anos radicado em Nova Iorque, o paulistano ganhou projeção no cenário artístico internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais quase sempre inusitados.

Marca Registrada

Vik Muniz imprime sua marca ao lidar com a memória, a ilusão e, sobretudo, o humor, apoiado no uso de materiais pouco convencionais. “Sempre levei o humor muito a sério.” Ele não apenas registra a sua versão do mundo, como o recria. Antes de seu olhar como fotógrafo captar o que se tornará o produto final de sua obra, cria um verdadeiro teatro, com cenas, retratos, objetos e imagens, alguns em escala gigantesca, usando elementos tão diversos como papel picado, sucata, molhos e algodão, em processos de construção que podem levar semanas ou até meses.

Dessa forma surgiram algumas das obras como a Mona Lisa de geléia e pasta de amendoim; o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo; a Medusa de macarrão e molho marinara; o Saturno devorando um de seus filhos, de Goya, refeito com sucata; e retratos das atrizes Elizabeth Taylor e Monica Vitti compostos por centenas de pequenos diamantes, todos presentes na mostra.

A Unifor sempre incentivou as manifestações artísticas locais e nacionais como forma de sedimentar os valores culturais de seus alunos, oferecendo um complemento à sua formação profissional, além de estender essa oportunidade a toda a população cearense.


Exemplo disso é o Projeto Arte-Educação, que propicia às crianças e jovens da rede pública e privada de ensino o estímulo ao conhecimento, à cultura e à arte, através da realização de visitas guiadas ao Espaço Cultural Unifor.

O projeto incentiva a inserção da arte no cotidiano dessas crianças e jovens, além de contribuir para a prática do ensino da arte como elemento essencial à formação do cidadão.

Serviço

Exposição Vik Muniz
Abertura: 15 de abril
Visitação: 16 de abril a 8 de agosto
Local: Espaço Cultural Unifor
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
O público também pode agendar exposições guiadas pelo (85) 3477 3239, através do Projeto Arte-Educação.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

I SEMANA DE ARTE - PARA ARTE-EDUCADORES


VOCÊ NÃO VAI FICAR FORA DESSA!




PARTICIPE DA I SEMANA DE ARTES DA PLUS.



VENHA VOCÊ TAMBÉM PARTICIPAR DA I SEMANA DE ARTES DA PLUS PARA QUEM QUER UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE COM O COMPROMISSO DE QUEM FAZ A DIFERENÇA!

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE: http://www.pluscleisonrabelo.com.br/